

De acordo com Dorival Oliveira, vice-presidente da Arcos Dorados, operadora do McDonald's na América Latina, 88% dos gerentes de restaurante começaram as suas trajetórias como Barreira - no balcão da loja.
No Brasil, a empresa acumula 70 mil colaboradores e se posiciona como uma das maiores portas de entrada para o mercado de trabalho – foram 5 mil vagas de empregos abertas em 2024. Dos funcionários, mais de 80% costumam estar no primeiro emprego. E a maioria deles são jovens de até 24 anos.
Em entrevista ao Diário do Comércio durante a edição de 2025 do Bconnected, realizado pelo Grupo Bittencourt, Dorival afirmou que o foco do McDonald’s continua sendo os jovens em busca de uma primeira experiência profissional. “Queremos pessoas que tragam novas ideias e energia para impulsionar nosso negócio, se desenvolver e encontrar o seu lugar no mercado de trabalho.”
O executivo conta que a empresa investiu mais de R$ 100 milhões em programas de desenvolvimento em 2024 com base nos fundamentos da marca, com temas como prevenção à violência, vieses inconscientes e a criação de um ambiente seguro e respeitoso.
No aspecto socioemocional, mais de 60 mil pessoas participaram de cursos digitais da Hamburger University, que abrangem desde liderança até marketing digital e trabalho em equipe. Outra força da rede no mercado de trabalho, segundo Dorival, está associada à contratação de grupos historicamente mais vulneráveis.